TRAJETÓRIA
O Ballet Quartier Latin é uma escola de formação essencialmente clássica. Exercita a dança acadêmica com visão contemporânea e adapta técnica e metodologias internacionais para mentes e corpos brasileiros. Uma visão atual, que estimula o artístico e a criação para garantir motivação a longa e árdua rotina dos estudantes de ballet.
Fundada em junho de 1980, sob a direção da coreógrafa Marisa Ballarini, é reconhecido pela excelência de seu ensino, qualidade técnica e artística de seus estudantes e jovens bailarinos e aplaudido pelo estilo criativo, personalizado e inconfundível de suas obras coreográficas.
Ao longo de sua trajetória, o Quartier Latin fez nascer gerações de talentos. Muitos deles conquistaram bolsas de estudos internacionais e contratos de trabalho em Companhias dentro e fora do país. Entre elas está a São Paulo Companhia de Dança, Balé da Cidade de São Paulo, Ballet da Ópera de Viena (Áustria), o Ballet da Ópera de Dresden (Alemanha), o English Nacional Ballet de Londres (Inglaterra), entre outras.
No Quartier Latin, estudantes e bailarinos participam, frequentemente, de intercâmbios com mestres das tradicionais escolas russas, cubana e americana. Também atuam em produções teatrais de peso ao lado de Antônio Petrin, Sergio Mamberti, Sonia Guedes, Roberto Cordovani e Ismael Guiser. Ismael dirigiu o Projeto “QUATRO”, coreografado por Marisa Ballarini, Luis Ferron e Pedro Costa.
Por sua atuação em Concursos, o Quartier Latin coleciona incontáveis premiações nos mais importantes eventos do calendário da dança nacional. Entre eles está o FESTIVAL NACIONAL DE DANÇA DE BRASILIA, PASSO DE ARTE, ENCONTRO NACIONAL DE DANÇA (ENDA) e FESTIVAL NACIONAL DE DANÇA DE JOINVILLE.
No FESTIVAL DE JOINVILLE, inclusive, o Quartier Latin ocupa lugar de destaque na CALÇADA DA FAMA, local destinado somente às escolas e profissionais que conquistam prêmios especiais. Marisa Ballarini foi consagrada a melhor coreógrafa da edição (1990).
Neste mesmo ano teve a honra de fazer assistência ao maior mito do butô japonês, o mestre KAZUO ONO em sua única vinda ao Brasil.
A Companhia Jovem do Quartier Latin já encenou seus balés em grande parte do território nacional. Fez ainda Workshops na cidade de Nova York, Havana (Cuba) e apresentações na cidade de Takasaki (Japão). Em suas produções contou com os mais expressivos nomes da dança nacional e internacional, entre eles estão Ana Botafogo, Jair Moraes, Eleonora Grecca, Fernando Bujones, Cecilia Kerche, Jennifer Gelfand, Paulo Rodrigues, Marcelo Missailidis entre outros.
Produziu montagens ao lado da Orquestra Sinfônica e do Coral Municipal. Sob a regência do maestro Flávio Florence e Marcos Arakaki, atuou em longa temporada, recebendo, inclusive, o convite para apresentar a obra completa do balé “O Quebra Nozes” em noite especial, ao lado da mesma orquestra e coral, no FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS JORDÃO. Nesta ocasião, teve como solistas FERNANDO BUJONES e JENNIFER GELFAND, respectivamente diretor e primeira bailarina do BOSTON BALLET.
Comemorando 25 anos de vida artística, Marisa Ballarini produziu para a Cia. Jovem do QUARTIER LATIN uma de suas mais bem sucedidas criações: o espetáculo BEATLES LADO D. A estreia, no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo, fez com que o espetáculo voltasse em nova temporada a este mesmo teatro, fizesse turnê a convite da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e fosse remontado dez anos depois, desta vez a convite da Secretaria de Cultura de Santo André, comemorando 35 anos de vida artística.
O Ballet Quartier Latin até hoje mantém sua metodologia de ensino e filosofia de trabalho, seu estilo e personalidade em dança clássica, sua excelência na formação de estudantes e jovens bailarinos e é, sem duvida, referência no cenário da dança brasileira.



