FORMAÇÃO DANÇA CLÁSSICA

PRÉ DANÇA

PRÉ DANÇA

Dos 3 aos 6 anos de idade

Erroneamente, muitos pensam que aos 3 ou 4 anos de idade tudo é só diversão. É comum ouvirmos “depois, quando ela (a criança) crescer, decide se quer fazer ballet de verdade”. Sobre esta afirmação podemos garantir: na maioria das vezes será tarde!

Quando o assunto é educação (formação), é fundamental que, em qualquer tempo, a tarefa seja executada de forma correta, perfeita! Isto porque, nesta idade, uma condução inadequada, invariavelmente traz consequências. Além de causar danos físicos, desestimula e, pior, desperdiça talentos.

A essência do trabalho é lúdica e visa sempre estimular o gosto pela prática da atividade. Deve ser desenvolvida por profissionais que reúnam, além dos conhecimentos específicos, experiência didática, pedagógica e aptidão para aplicar métodos adequados e comprovadamente eficientes.

É importante reconhecer e respeitar as diferenças e as individualidades, bem como ter experiência e vocação para, com discernimento, energia e muito afeto, disciplinar, despertar o espirito de equipe, o compromisso com o acerto e a competitividade saudável e produtiva.

Somente assim, obteremos a formação de uma criança segura, de autoestima elevada para, com alegria, desenvolver seu potencial não só dentro do universo da dança, como também em todas as atividades que a cerca.

NÍVEL BÁSICO

NÍVEL BÁSICO

A partir de 8 anos de idade

Neste estágio tem inicio o verdadeiro estudo do Ballet Clássico. Ainda mantendo o espírito lúdico, o estudante, gradativamente, começa a praticar conteúdos técnicos elementares.

Assim como na escola, onde o aprendizado de letras constrói palavras e, depois, frases e textos. Além disso, é no nível básico que o estudante desenvolve sua estrutura física. Daí a importância de uma orientação segura, de um olhar sensível e competente no que diz respeito a conteúdos, forma de praticá-los, quantidades, esforço e repetições.

Aqui também tem início o trabalho de “barra”. Junto dos conteúdos técnicos de pernas e pés, são introduzidos novos estudos/formas de braços e cabeça; agora, a tarefa é coordenar e harmonizar todo o corpo em movimento.

É uma fase muito importante. Por isto, é fundamental, também, levar em consideração a condição emocional de cada estudante. É necessário amadurecimento para que a atividade física não se torne monótona e continue sendo desenvolvida com alegria e prazer, até porque, para as meninas, é neste estágio que são fortalecidas as articulações para o estudo com sapatilhas de pontas.

Em resumo, um nível básico bem conduzido, dará ao estudante condição de plena desenvoltura para os estágios seguintes, intermediário e avançado.

NÍVEL INTERMEDIÁRIO e AVANÇADO

NÍVEL INTERMEDIÁRIO e AVANÇADO

Em média a partir de 12 anos

Para ingressar neste estágio é fundamental que o estudante, mesmo com 12 ou 13 anos de idade tenha maturidade suficiente para suportar o volume de conteúdos que serão desenvolvidos.

Neste estágio, a carga horária é maior, os exercícios se apresentam mais longos e com grau de dificuldade cada vez mais elevado. Torna-se essencial o gosto pela atividade.

Mesmo com talento e vocação, é fundamental muita determinação, somada ao desejo de superação. Além do uso das sapatilhas de ponta, são introduzidos estudos de giros, médios e grandes saltos, sempre em composições cada vez mais complexas. O volume de conteúdos e repetições também é crescente e, para que se atinja a qualidade técnica e artística desejada, o tempo e a prática dos exercícios e conteúdos não será breve. Espera-se que, ao longo de aproximadamente 3 anos, o aluno atinja desempenho satisfatório e, de forma gradativa, ingresse no nível avançado.

No nível avançado - que também podemos intitular de “Aperfeiçoamento Técnico” – não é incomum que o estudante evolua de forma individualizada, se destacando do coletivo.

A partir daí, com empenho e esforço próprio, cada um no seu tempo consolida sua trajetória para, então, não mais como aprendiz, dar início à busca de uma carreira, agora na condição de bailarino.

BALLET CLÁSSICO PARA ADULTOS INICIANTES

CHEGOU A SUA VEZ DE SUBIR AO PALCO

Para mais informações sobre os cursos, e grade de horários utilize o formulário abaixo