Mais do que associar os benefícios do exercício da dança ao prazer e à beleza desta atividade, o ballet auxilia no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais. Por isso, é altamente recomendado que crianças iniciem o estudo do ballet desde cedo. Assim como em toda a atividade artística, a dança deve ser incentivada, estimulada e nunca imposta. É importante que a criança se sinta livre para que possa, com plenitude, desfrutar da atividade com alegria e prazer.
Ao entrar em contato com a dança, vários elementos artísticos irão compor um rico universo de estímulo à imaginação. As músicas, as histórias, cenários e figurinos serão instrumentos valiosos para o desenvolvimento da criatividade. O ballet também incentiva a criança a ter disciplina, concentração e força de vontade para atingir objetivos.
Crianças que freqüentam aulas de ballet regularmente aprendem a trabalhar em equipe, desenvolvem senso crítico, estético, auto conhecimento e, mesmo pequenos, reconhecem limites e potencialidades do seu corpo. Aos poucos, vão adquirindo habilidades, exercitando a boa conduta com altivez e raciocínio rápido, sempre com muita disciplina e determinação.
Inúmeras são as conquistas para as crianças que estudam ballet clássico na fase da pré escola, a partir dos 4 anos. Além de todas as conquistas já descritas, confira abaixo outros importantes benefícios que o ballet proporciona:
- Desenvolve a coordenação motora e ritmo
- Expande a memória e a concentração;
- Assegura a noção espacial;
- Aumenta a flexibilidade;
- Fortalece articulações e alonga a musculatura;
- Corrige a postura;
- Estimula o desenvolvimento intelectual;
- Promove a valorização da imagem;
- Eleva a autoestima;
- Melhora o equilíbrio e reflexos