BACKSTAGE

Filosofias e blá blá blá.

QUARTIER LATIN

Etiqueta no Ballet

A boa conduta é sempre bem vinda, serve para todos e em qualquer lugar. Assim como todas as atividades, a DANÇA também tem seus códigos de conduta.

Para os apreciadores, iniciantes ou não, conhece-las é importante e muito útil, afinal, se ninguém ensinar, como saber?

PONTUALIDADE  Regra imprescindível para qualquer compromisso. Se o atraso acontecer, peça licença, permissão para entrar na sala. Faça isto de forma discreta e sem interromper o andamento da atividade.

TELEFONE CELULAR Esqueça que ele existe e faça isto somente depois de desliga-lo.

CHICLETES   Não há nada mais inadequado e do que chicletes em aula de ballet. Aliás, fica aqui a pergunta; chicletes combina com alguma atividade?

UNIFORME Verifique antes se o uso é obrigatório. A apresentação estética em aulas de ballet é de extrema importância, não somente pela questão estética como também por questões disciplinares.

ACESSÓRIOS Esteja atento aos critérios exigidos pelo professor da classe. Alguns dispensam acessórios adicionais como polainas, meias de lã, blusas, saias e shorts. Colares, pulseiras, anéis e brincos, não combinam com atividade física; além disto, podem causar acidentes.

SUPORTE   Esta peça acessória, exclusiva para rapazes é também utilizada por ginastas. É de extrema importância para a proteção dos homens, principalmente na execução de saltos. É vendida em todas as lojas que atendem o mercado. Existem modelos diferentes para bailarinos e para ginastas no entanto, a escolha é opcional pois, para a função, ambos protegem igualmente.

CABELOS No ballet clássico é fundamental o uso de cabelos presos.. Usualmente as mulheres fazem coques. Aliás, este é o penteado tradicional da bailarina. Não é aceitável que os cabelos interfiram na visão e por consequência na qualidade dos movimentos. Isto sem falar nos giros que exigem velocidade extrema no movimento da cabeça. A regra vale também para os homens. Os que não possuem cabelos curtos devem prende-los ou usar faixas protetoras.

TRANSPIRAÇÃO É natural e importante transpirar durante a aula, por isto, tenha sempre uma pequena toalha na valise ou mochila. Leve para a classe em todas as aulas e ensaios. Ela ficara apoiada na barra ao seu lado. É desagradável estar sempre molhado, principalmente em atividades que exigem contato físico com os parceiros (pas de deux).

SILÊNCIO O movimento é inimigo da palavra. O professor é a única pessoa que fala em classe. Seja respeitoso, entenda suas orientações sem fazer uso da palavra. Não de sugestões ou faça propostas. Esta atitude será totalmente inadequada.

etiqueta_ballet_quartier_latin_blog

AMIGOS  Apesar de ser um local agradável e ótimo para fazer novos amigos, a aula de ballet não deve ser considerada entretenimento e diversão. Converse fora da classe. Aproveite cada aula como uma chance de aprender, crescer, se concentrar e se beneficiar de tudo o que a dança pode te proporcionar.

PRIMEIRO(a) BAILARINO(a) A sala de aula é um local onde todos estão em iguais condições. É um espaço democrático de pratica e estudo, igual para todos. Seus colegas não são sua plateia. Não domine o ambiente. O centro das atenções é a classe e não você. E saiba, para chegar a ser um verdadeiro PRIMEIRO BAILARINO é preciso saber se portar, ser educado, elegante em qualquer lugar.

BARRA E CENTRO  Não seja espaçoso. Em classe, não há lugares pré-determinados, sendo assim, qualquer um pode ocupá-los em qualquer tempo. Tenha bom senso e observe.

ÁGUA Não é adequado sair da sala durante a aula. Além de perder explicações, vai atrapalhar a classe. Por isto, para manter-se saudável, tenha sempre uma garrafa de água com você. No mercado existem vários modelos adequados para transportar em atividades físicas.

INICIANTES X EXPERIÊNTES Você iniciante, não tenha medo de tentar, de errar. Um orientador capacitado perceberá, mesmo errando, seu empenho e seu desejo de progredir. É função do professor corrigi-lo, mostrar a forma correta de executar cada movimento. Siga em frente com empenho e dedicação, se esforce sempre e sua evolução acontecerá naturalmente. Você que já é experiente, seja generoso e mostre seu apoio. Ofereça encorajamento e estímulo aos recém chegados. Com certeza isto ajudará, e muito, a se sentirem mais confortáveis e seguros.

SEJA PRÓ- ATIVO  Se o professor pedir para que demonstre um exercício, não tenha receio, encare como mais uma oportunidade de estudo, seja firme, siga em frente, não mostre medo ou insegurança.

DIVISÃO EM GRUPOS Quando houver divisão da turma em grupos, respeite os colegas enquanto executam os exercícios. Não converse, nem faça críticas mesmo que veja defeitos nas execuções. Seguramente seu professor não aceitará esta conduta. Seja educado!

PERDEU A AULA Eventualmente acontece, mas lembre, ninguém é responsável por isto. Não chegue na aula seguinte fazendo mil perguntas , pedindo explicações ou se sentindo injustiçado. Se perdeu conteúdo, se esforce para compensar a perda rapidamente e sem chamar atenção. Não prejudique o andamento do coletivo.

DIAGONAIS Saiba se colocar. Aguarde a sua vez e permita que os outros também aproveitem a chance de fazer a “sequencia” . Siga o fluxo. Nunca interrompa a ação no meio ou passe na frente de um colega. Nas diagonais, mesmo sem querer, você pode causar um acidente.

FIM DE AULA É comum um certo ritual ao finalizar uma aula de ballet. Normalmente elas são encerradas com o REVERENCE (sequência de movimentos em agradecimento) e na sequencia, bater palmas junto dos demais colegas é sinal de gratidão por todo o processo. Se não houver um reverance, agradecer verbalmente o professor é sempre muito adequado e gentil.

REGRAS DEMAIS PARA VOCÊ? Se pensarmos bem, as regras nem são tão específicas assim. Na sua maioria, são atitudes de bom senso, boa conduta, educação. Se ainda assim acha demais, repense! Talvez ballet não seja a atividade ideal para vocês. Apesar da dança parecer um tanto divertida, é necessário disciplina e muita, muita vocação. E, a propósito, não confunda vocação com talento.

Deixe um comentário

CHEGOU A SUA VEZ DE SUBIR AO PALCO

Para mais informações sobre os cursos, e grade de horários utilize o formulário abaixo